Pesquisar no Símbolo do Peixe

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A simplicidade teológica do século XXI


Por Alexandre Luquete
 Na minha modesta opinião, surge um novo fenômeno, o neo-cristianismo. Esses grupos que eram chamados de neo-pentecostais, não se encaixam, de forma alguma em qualquer padrão de cristianismo que eu tenha conhecimento. Logo, precisam de uma nova nomenclatura (pelo menos pra mim).
Conversando com 2 irmãos da minha igreja, ouvi deles a seguinte expressão “não vejo Cristo nem salvação nesses programas de TV”. Não que não haja, há. Mas de forma muito diferente da que é pregada em igrejas históricas com teologias formuladas na época da reforma. Também são diferentes de católicos (romanos, ortodoxos, gregos, russos, cipriotas, etc), seitas apocalípticas… São únicos! Eles pregam um corpo doutrinário que é bençãocentrico. Diferente dos protestantes, que são cristocentricos.
Isso me levou a gastar algumas horas ouvindo mensagens, e muito rapidamente consegui formular uma teologia sistemática desse novo cristianismo. Esse compendio cabe em uma folha de papel, é simples para qualquer pessoa entender, vamos a ele:
Cristo: O mediador entre os homens e a benção.
Benção: todo e qualquer bem material ou físico que você deseje.
Sofrimento: afastamento da benção
Pecado: algo ruim, que te separa da benção.
Oferta: meio para convencer Deus a te abençoar. Também pode ser o caminho entre você e benção.
Apóstolo: O homem que faz a ponte entre o homem e Cristo, único autorizado a receber a oferta das mãos dos fiéis.
Pastor: Um pouco abaixo do apóstolo na hierarquia da igreja, é aquele que diz o que você deve fazer para alcançar a benção.
Bíblia: manual (não autoexplicativo) sobre o modo de conseguir a benção. Também pode ser um punhado de versículos com temas como vitória, benção e jubilo. Observação: não se pode ler mais que um parágrafo de cada vez.
Diabo: aquele que quer te separar da benção.
Demônios: enviados pelo diabo para te impedir de contribuir com a igreja e impedir seu sucesso; uma vez feito isso tentarão destruir sua família, carreira e condição financeira. São a fonte de toda doença, desgraça e tragédia na vida de um indivíduo.
Inferno: Lugar de onde vem o diabo e seus demônios e para onde irão todos aqueles que não conseguem a benção.
Igreja: (1) Desde que seja a certa, o lugar onde você leva a oferta, recebe a benção e volta pra contar depois. (2) Propriedade do seu líder.
Cristãos: (1) Os fiéis que recebem a benção. (2) Os fiéis que ainda vão receber a benção.

Nenhum comentário: