Pesquisar no Símbolo do Peixe

domingo, 6 de maio de 2012

Cristo foi ao inferno pregar aos espíritos em prisão?




John Stevenson
Porque também Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas,
o justo pelos injustos,
a fim de que ele poderia nos levar a Deus,
tendo sido condenado à morte na carne, mas vivificado no espírito;
no qual também foi, e apregoou aos espíritos agora na prisão, uma vez que foram rebeldes, quando a paciência de ficar esperando em Deus nos dias de Noé, durante a construção da arca, na qual poucas, isto é, oito pessoas foram levadas a salvo através da água. (1 Pedro 3:18-20).




Houve uma série de interpretações variadas oferecidos desta passagem ao longo da história da igreja.
Teólogos e Interpretações. 
Clemente de Alexandria (200 AD) 
Cristo foi para o inferno em seu espírito para proclamar a mensagem da salvação para as almas dos pecadores que haviam sido presos lá desde o tempo do dilúvio (Stromateis 6:6). 
Agostinho (400 dC) 
O Cristo preexistente proclamou a salvação através de Noé para as pessoas que viveram antes do dilúvio (Epistolae 164). 
Cardeal Roberto Belarmino (1570), um teólogo católico romano 
O espírito de Cristo foi para libertar as almas dos justos que se arrependeram antes do dilúvio e foram mantidos no limbo, o lugar entre o céu eo inferno, para onde as almas dos santos do Antigo Testamento foram mantidos (DeControversiis 2:4,13). 
Friedrich Spitta (1890) 
Depois de sua morte e antes da sua ressurreição, Cristo pregou aos anjos caídos, também conhecido como "filhos de Deus", que durante o tempo de Noé havia se casado com "filhas dos homens" (Gênesis 6:2; 2 Pedro 2:4 e Judas 6). 
Pessoalmente, gostaria de sugerir que a maioria dessas interpretações ignora o contexto da passagem. Por isso proponho uma alternativa. 
O contexto desta passagem está falando de encorajamento para os crentes a perseverar em meio ao sofrimento. O sofrimento de Cristo é visto em contraste com o sofrimento dos cristãos, que eram para estar pronto para dar uma defesa para a sua esperança. 
O nosso modelo é Cristo. Nós sofremos, e Ele também sofreu. Seu sofrimento ocorreu na carne (como faz o nosso). E sua ressurreição vitoriosa ocorreu no Espírito. 
Foi através deste mesmo Espírito que o anúncio foi feito para aqueles que viveram nos dias de Noé. Isso significa que Cristo foi para fazer este anúncio após a Sua ressurreição? Não. Significa apenas que o mesmo Espírito que foi responsável pela ressurreição também foi responsável pela pregação para essas pessoas nos dias de Noé. 
Pedro já falou da mensagem dos profetas do Antigo Testamento e como "o Espírito de Cristo dentro deles foi indicando como Ele predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias a seguir" (1 Pedro 1:11). 
Da mesma forma, o Espírito de Cristo estava em Noé como ele (Noé) "fez proclamação aos espíritos que estão agora na prisão." 


O Espírito 
Apregoou por meio da pregação de Noé para os espíritos que estão agora na prisão 
Fez Jesus vivo depois que Ele havia sido condenado à morte na carne 
Nos faz viver em um batismo espiritual (e não apenas uma limpeza física) 
Para resumir: 
    1. Cristo foi vivificado pelo Espírito.
    2. Foi este mesmo Espírito que também falou por meio de Noé aos povos do mundo antes do Dilúvio.
    3. Essas pessoas que rejeitaram a pregação do Espírito através de Noé e que morreram no dilúvio são "agora na prisão."
    4. A implicação é que, se vamos aceitar a pregação do Espírito através de Jesus e seus apóstolos, então podemos ser salvos como Noé e sua família foram salvos. Caso contrário, vamos encontrar-nos na prisão, também.
Fonte: John Stevenson 
Titulo original: Um breve estudo de 1 Pedro 3:18-20 (A SHORT STUDY OF 1 PETER 3:18-20)

Nenhum comentário: