Pesquisar no Símbolo do Peixe

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos com uma corda amarrada no tornozelo?

Você já pode ter ouvido esta história antes. Porque o sumo sacerdote poderia ser morto por Deus no Santo dos Santos, se ele não estivesse devidamente preparado de acordo com as instruções do Divino, uma corda era amarrada rotineiramente em seu tornozelo. Então, se ele caisse morto, seu corpo poderia ser arrastado para fora. Várias versões desta afirmação tem sido repetida nos círculos cristãos e judeus.

Por enquanto, ainda não foi localizada a fonte original, mas aparentemente ele surgiu muito tempo depois da existência do último templo judeu. A evidência bíblica e histórica indica que não havia nenhuma corda, pelo menos não para uso comum.

O Dr. W.E. Nunnally, professor de hebraico e de judaísmo, relatou:

"A lenda da corda amarrada no sumo sacerdote é apenas isso: uma lenda. Ela tem origens obscuras na Idade Média e continua sendo repetida. Ela não pode ser encontrada na Bíblia, nos apócrifos, nos Manuscritos do Mar Morto, em Josefo, na Pseudepigrapha, no Talmud, Mishná, ou qualquer outra fonte judaica.

A Fundação de Estudos Bíblicos (associado ao Dallas Theological Seminary), da mesma maneira, reporta que suas pesquisas classificaram a "corda ao redor do tornozelo, ou cintura, ou talvez o pé" como lenda "para descansar." Eles também apontam que Aaron estava a usar uma estola azul, com sinos em sua bainha (Êxodo 28:31-35), quando ele entrou no Lugar Santo (não é o Santo dos Santos) (Levítico 16:2-4). Quando ele entra no Santo dos Santos, ele lava e veste roupas de linho especial, não o éfode com sinos. "Se não houver a sinos para serem tocados, não há necessidade da corda."

A Associação de Amigos Judeus Messiânicos levanta pontos com relação à dificuldade de arrastar um sacerdote morto fora do Santo dos Santos:

"Você só pode arrastar para fora o sacerdote, se ele morreu no lugar Santo. Pela forma como as cortinas do templo foram concebidas, o sacerdote não poderia ter sido arrastado para fora do Santo dos Santos. O véu foi feito com muitas camadas de tecido. As cortinas eram sobrepostas e faziam um pequeno labirinto através do qual o sacerdote caminhava ... "

Referências:

References:
1.Dr. W.E. Nunnally is Associate Professor of Early Judaism and Christian Origins at Central Bible College and Adjunct Professor of Hebrew at the Assemblies of God Theological Seminary
2.“All in the Family: The Visions and Vanities of Sam Hinn,” The Quarterly Journal, Vol. 16, No. 4, (St. Louis: Personal Freedom Outreach), http://www.pfo.org/allinfam.htm
3.Biblical Studies Foundation (Garland, TX), http://www.bible.org/docs/qa/qa.asp?StudyID=462
4.Zion Messianic Jewish Fellowship Congregation (Austin, Texas), http://tzion.org/articles/Temple1.html

Fonte: Christian Answers
Author: Paul S. Taylor, Eden Communications.
Tradução: Luciano Ferrari

Nenhum comentário: