Pesquisar no Símbolo do Peixe

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Arqueologia Bíblica - Pré-História


Instrumentos paleolíticos tem sido encontrados em certo número de locais e cavernas (Carmelo, Evrom, Orem) na Palestina, mas pouco se sabe sobre os progressos culturais até que os caçadores "natufianos", mesolíticos, são encontrados a contruir casas com subestruturas de Pedra (Eniam). Não possuindo metais, esses povos usavam instrumentos de pederneira e viviam principalmente de caça, mais tarde adotando a agricultura e a domesticação de animais. Faziam figurinhas moldadas de forma incomum, com lama, ossos ou pedra. Os sítios neolíticos são encontrados perto do Jordão, na Galiléia (Yarmuk e Sha'ar Haggolan), e são mais ou menos paralelos com os locais primitivos no Nilo e no Tigre (Jarmo). Uma impressionante torre e defesas de pedra (em Jericó), e de período anterior ao do conhecimento da cerâmica, e os notáveis crânios e figurinhas moldadas, de Jericó,  mostram quão habilidosos eram aqueles povos primitivos (c. de 5.000 A.C.).

O metal aparece pela primeira vez na era calcolítica (Enolitica), e tem sido traçado na maior parte da região. No local da vila de Teleilat Ghassul (Jordão) foram descobertas cerâmicas, pinturas policrônicas realistas em paredes, grande quantidade de peneiras, e alguns poucos machados de cobre. Cerâmica semelhante tem sido encontrada no vale do Jordão (perto de Jericó), em Esdrelom, e no Neguebe do Norte e no Wadi Ghazzeh, perto de Gaza. Por esse tempo, a agricultura e a indústria metalúrgica já estavam relativamente avançadas, e modelos pintados de casas ossuárias, algumas com telhados curvos abobadados, mostram as primitivas formas arquiteturais adotadas (Hedera, Azor). Em algusn locais perto de Berseba, habitações e armazéns subterrâneos (Abu Matar, Zafade, Horvat Beter), ou cisternas escavadas na rocha (Gezar) também foram encontradas pela primeira vez.

A transição para a Era do Bronze, é perceptível em certo número de estabelecimentos que mais tarde cresceram transformando-se em cidades estados (Megido, Jericó, Bete-Seã, Bete-Yerah e Tell el-Fara, perto de Siquém, ou então que foram abandonados por algum tempo (Samaria e Tell en-Nasbeh). Invasores, provavelmente do norte e do leste, trouxeram um novo tipo de cerâmica, e sepultavam seus mortos em sepulcros comuns, escavados nas rochas. Essas tumbas algumas vezes continham tipos de cerâmica conhecidos desde o anterior período calcolítico antigo, louças queimadas de Esdrelom e cerâmica pintada, que mais tarde podem ser encontrados em abundância (BP I). O termoi proto-urbano, que corresponde ao protoliterato (Jemdet Nasr) no Iraque, e, de 3.200 A.C., tem sido usado para descrever esa fase.

Fonte: W.F. Albright, The Archeology of Palestine, 1960; Archeology and the Religion of Israel, 1956; A.G. Barois, Manuel d'Archéologie Biblique, I-II, 1939; I.J Franken, Outline of Palestinian Archeology, 1961; G.L. Harding, The Antiquities of Jordan, 1959; K. Kenyon, Archeology in the Holy Land, 1960; G. E. Wright, Biblical Archeology in Israel (1948-1958), 1960.

Nenhum comentário: