Pesquisar no Símbolo do Peixe

terça-feira, 18 de novembro de 2008

As 7 Igrejas da Ásia - Laodicéia

Este é o último post da série "As 7 Igrejas da Ásia" e estou muito próximo agora para estar junto com a lição da EBD. No meu próximo post já irei falar sobre o tema da aula de domingo passado. Bom proveito do material e parabéns professores da EBD da PIB Jandira pelo excelente trabalho realizado!

LAODICÉIA - Uma cidade da província romana da Ásia, a oeste daquilo que é atualmente a Turquia Asiática. Foi fundada pelo selêucida Antíoco II no terceiro século A.C., e recebeu nome conforme o nome de sua esposa Laodice. Devido à sua posição, era um centro comercial extremamente próspero, especialmente durante o governo romano. Por exemplo, quando a cidade foi destruida por um desastroso terremoto, em 60 D.C., pôde dar-se ao luxo de rejeitar o subsídio imperial oferecido. Ficava numa importantíssima encruzilhada de estradas; a estrada principal que atravessava a Ásia Menor corria para o oeste até os portos de Mileto e Éfeso, cerca de 160 quilômetros distantes, e corria para o leste através de uma fácil inclinação até o platô central, e daí seguia em direção à Síria; e havia uma outra estrada que corria para o norte, até à capital provinciana de Pérgamo, e para o sul até à costa de Ataléia.

Era por conseguinte, um importante centro bancário e de troca de moedas. Em adição, estando situada no largo vale do rio Lico (um tributário do rio Meandro), a cidade era rodeada por terras férteis. Seus produtos distintivos incluíam vestes de lã negra polida, e tablóides ou pós medicinais. Seu local tinha uma desvantagem: estando inteiramente determinado pelo sistema de estradas, não havia suprimento de água permanente nas proximidades. A água tinha de ser levada por canos até a cidade, vinda de fontes termais que ficavam a certa distância, provavelmente chegando ali ainda morna. O local foi eventualmente abandonado, e a moderna aldeia (Denizli) cresceu em torno das fontes.
(Sobre as figuras 2 e 3 - Antigos tubos de água, no local de Laodicéia. Os tubos eram feitos com blocos cúbicos de pedra, aproximadamente com 90 cm de largura, perfurados ao longo, no centro, e cimentados extremidade com extremidade. A perfuração original relativamente grande, foi bloqueada com matéria mineral precipitada.)











Ficando na rota natural de inúmeros viajantes e comerciantes, Laodicéia foi atingida pelo Evangelho em data bem recuada, provavelmente quando Paulo estava morando em Éfeso (At 19:10), e talvez por intermédio de Epafras (Cl 4:12, 13).

Embora Paulo faça menção da igreja cristã que ali existia (Cl 2:1; 4:13-16), não há registro que ele a tenha visitado. É evidente que essa igreja mantinha conexões íntimas com as comunidades das cidades vizinhas de Hierápolis e Colossos (q.v.). A epístola 'dos de Laodicéia' (Cl 4:16), segundo muitos eruditos, referi-se-ia a uma cópia da nossa epístola aos ´Efésios' que teria sido recebida pela igreja laodicence. A última das epístolas às 'sete igrejas da Ásia' foi dirigida ao 'anjo da igreja em Laodicéia' (Ap 3:14-22). Parece conter muitas alusões ao caráter e circunstâncias da cidade. Apesar de toda a sua riqueza, a cidade não podia produzir enm o poder curativo da água quente, como a sua vizinha Hierápolis (q.v.), nem o poder refrescante da água fria que podia ser encontrada em Colossos; mas podia produzir apenas água morna, útil apenas como vomitório. A igreja foi acusada de inutilidade semelhante (vd M. J. S. Rudwick e E. M. B. Green, 'The Laodicean Lukewarmness', ExpT, LXIX, 1957-8, págs. 176-178). Tal como a cidade, a igreja pensava de 'nada ter necessidade', enquanto que de fato precisava de 'ouro', de 'vestes embranquecidas', e de 'colírio' mais eficazes que seus banqueiros, costureiros e médicos podiam suprir. Semelhantes a cidadãos não-hospitaleiros a um viajante que lhes oferece bens preciosíssimos, seus membros haviam fechado suas portas e deixado do lado de fora seu real Provedor (vers. 20).

Bibliografia. W. M. Ramsay, The Letters to the Seven Churches of Asia, 1904.
J. D. Douglas (O Novo Dicionário da Bíblia)
Fotos de domínio público na internet.

Nenhum comentário: