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sexta-feira, 14 de novembro de 2008

As 7 Igrejas da Ásia - Filadélfia

Cidade da província romana da Ásia, no oeste da atual Turquia Asiática. Foi fundada por Eumenes, rei de Pérgamo, no segundo século A.C., e chamada assim por causa de seu irmão Atalo, cuaja lealdade lhe fizera merecer o nome de Filadelfo. Ficava situada perto do extremo superior de um largo vale que chegava até o mar, perto de Esmirna, depois de passar também por Sardes; e estava situada no limiar de um trecho extremamente fértil, em um platô interior, o que explica muito de sua prosperidade comercial. A área era sujeita a terremoto frequentes. Um severo terremoto, em 17 D.C., destruiu a cidade; e, visto que os choques continuavam de maneira intermitente, o povo passou a viver fora da cidade, em tendas e ao ar livre. Depois que a generosidade imperial ajudou a recuperação da cidade, seus habitantes voluntariamente deram à cidade, o nome de Neokaisareia. Posteriormente, sob Vespasiano, tomou outro nome imperial, Flávia. A cidade era notável pelo número de seus templos e festividades religiosas. O local está atualmente ocupado pela aldeia de Alaseir.


A carta para 'o anjo da igreja em Filadélfia' (Ap 3:7-13) provavelmente faz alusão a algumas das circunstâncias da cidade. Assimcomo Filadelfo se tornou famoso pela lealdade demonstrada a seu irmão, semelhantemente a Igreja, a verdadeira Filadélfia, herda e cumpre o caráter daquele mediante sua constante lealdade a Cristo (versículos 8, 10). Assim como a cidade fica próxima da 'porta aberta' de uma região de onde derivava a sua riqueza, semelhantemente à congregação cristã ali existente era dada uma 'porta aberta' de oportunidade para que a explorasse (versículo 8; cf. 2 Co 2:12). Os símbolos da 'coroa' e do 'templo' (versículos 11 e 12), salientam um contraste com as festividades religiosas e ritos da cidade. Em contraste com a inconstância de vida numa cidade sujeita aos terremotos, aqueles que são 'vencedores' recebem a promessa da estabilidade final de serem parte da edificação do templo de Deus; e, enquanto que a cidade recebera novos nomes da parte dos imperadores divinizados, os 'vencedores' receberão novos nomes que denotarão sua participação permanente na cidade do verdadeiro Deus (versículo 12). Tal como acontecia em Esmirna, a igreja de Filadélfia havia encontrado oposição da parte dos judeus da cidade (versículo 9). (Vd W. M. Ramsay, The Letters to the Seven Churches of Asia, 1904, capítulos xxvii e xxviii). Inácio posteriormente visitou a cidade, a caminho de Antioquia para Roma, onde sofreria o martírio, e subsequentemente enviou uma carta à congregação cristã dali.

M.J.S.R.

J.D. Douglas (O Novo Dicionário da Bíblia)

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