Pesquisar no Símbolo do Peixe

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Espécie de Peixes e Fontes de Suprimentos

Aproveitando a semana de inauguração do blog, e sendo o nome do blog o simbolo do peixe... vamos falar um pouco mais sobre peixe. Será que Jonas foi engolido por uma baleia mesmo?

As palavras hebraicas gerais que significam criaturas marinhas são dãgh e dãghâ. Segundo a lei mosaica (Lv 11:9-12; Dt 14:9,10), os animais marinhos que possuem escamas e barbatanas eram considerados 'limpos', mas aqueles que não possuíam nem barbatanas nem escamas (por exemplo, os moluscos) eram reputados 'imundos'. A criatura que engoliu Jonas é chamada de 'grande peixe', em Jn 1:17. Mt 12:40 cuidadosamente adota a mesma designação (em grego, ketos, 'grange montro marinho', ainda que algumas versões interpretem-na e traduzem-na por 'baleia', o que não é correto). De conformidade com o apócrifo Tobite 6:2, um grande peixe do rio Tigre ameaçou engolir Tobias. Os pescadores da parábola da rede de pesca (Mt 13:48) desfizeram-se de alguns peixes por serem pequenos demais, não-comestíveis ou 'imundos'. O peixe em cuja boca Pedro encontrou a moeda (Mt 17:27) deve ter tido uma boca grande, como o peixe do mar da Galiléia chamado Chromis simonis, nome baseado no nome do apóstolo.

Em adição ao vocábulo comum para peixe, icthys (exemplo, Mt 7:10), o Novo Testamento usa o diminutivo ichthydion, 'peixinho' (Mt 15:34; Mc 8:7, sendo que ambas as passagens descrevem a multiplicação dos pães para os quatro mil) e opsarion, pequeno peixe comido com pão (Jo 6:11, 21:9). No mar da Galiléia, atualmente, pelo menos vinte e quatro espécies de peixes podem ser encontradas, algumas vezes em grandes cardumes.

A Bíblia menciona o Egito como um lugar onde os peixes são abundantes (Nm 11:5), e o mar da Galiléia (Lc 5:6) e Tiro }(Ne 13:16) são também notados como sendo amplas fontes de suprimento. Não vivem peixes nas águas salgadíssimas do Mar Morto, porém Ez 47:10 prevê que esse lago será repleto de peixes, como sinal das bênçãos do reino da glória.

Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia.

Nenhum comentário: