Pesquisar no Símbolo do Peixe

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A nostalgia não é de toda ruim...

A nostalgia não é de toda ruim, nem mesmo sei dizer se o é em parte. É a saudade suave de um tempo. De um tempo necessariamente. Porque é algo que nunca possuí e trato como se o tivesse perdido. Quando de um lugar é tal qual, porque não é da casa da infância, da fazenda, da favela, mas sim de tudo que este lugar deveria ter sido. Talvez, deseje só o melhor do que foi, mas ainda assim, mais belo, mais sereno, mais feliz.

De quando em vez sinto isto, é a lembrança dos amigos daquela época, das casas, das brincadeiras, das paixões, mas quando os sondo com franqueza, nada encontro. Os amigos de outrora foram tão leais ou tão vis quanto os que me rodeiam, as paixões tão passageiras quanto pode ser qualquer paixão, mas - coisa estranha - é tudo tão atraente, tão desejável. É uma espécie de platonismo do passado. Cada memória é carregada de um ideal de pureza, de beleza, de alegria, de quase santidade.

Se a verdade é a descrição do que a coisa realmente é, então posso classificar tal lembrança como falsa, porque não traz a verdade do tempo ou do lugar lembrados, por outro lado nos parece uma resposta contundente aos que vêem no ideal de uma vida futura feliz uma muleta existencial, uma fuga do presente. Porque, ao que me parece, podemos deduzir que a busca pela Alegria não está ligada a um futuro distante e improvável, mas se parece muito mais com algo que está atrelado a alma, um arquétipo universal que não está limitado ao tempo ou ao espaço. E isto deve significar algo mais que fuga. Este Éden não é criado por nós, se fosse não seria tão sublime, a coisa criada não pode ser maior que o seu criador, é a saudade de algo maior que nós mesmos, é um desejo de retorno a terra dos pais mesmo tendo nascido em solo estrangeiro, é a vontade do filho do rei deposto de retomar o trono, porque ser nobre é a sua própria natureza.



Contribuição de: José Aparecido dos Santos (Cido), membro da Primeira Igreja Batista em Jandira, Professor Escola Bíblica Dominical dos Jovens e Liderança de Jovens.

2 comentários:

JUNINHO disse...

Muito bom ! ! !

Feijão Camargo disse...

Sensacional!!!


"Alegria" com "A" maiúsculo. Só poderia ter vindo de 2 caras: do próprio autor, ou de um dos seus maiores admiradores.



Realmente, temos saudade da nossa nobreza.