Pesquisar no Símbolo do Peixe

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pecado... Excessivamente Maligno


Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Romanos 7.13

Paulo explica que a lei não foi dada para justificar o homem diante de Deus, mas para criar nele a consciência do pecado. Conclui-se que a lei foi dada por Deus não para salvar, mas para nos mostrar que somos pecadores. A lei, uma vez conhecida, traz inconscientemente o pecado para a consciência e assim o indivíduo passa a ser realmente um transgressor da lei. O pecado se torna seu senhor embora ele se esforce para resistir-lhe. O apóstolo Paulo revela o desespero da pessoa que, à medida que toma conhecimento do poder do pecado que o reduz à miséria espiritual, até que certo ponto a alma é impelida a clamar grandemente por salvação.

Devemos ter muito cuidado com os pequenos pensamentos pecaminosos. Quando uma pessoa é recém convertida, sua consciência é tão sensível, que ela teme qualquer sinal de pecado. Jovens convertidos, possuem uma timidez santa, e um forte medo de offender à Deus. Mas com o tempo isso vai sendo dissipado, sendo removido através do convívio com tudo o que nos cerca neste mundo.
É uma triste verdade que mesmo um cristão verdadeiro, pode ir perdendo o sentido de alarme do pecado. E em pequenos passos, aos poucos o homem se torna familiar com o pecado. Inicialmente um pequeno pecado nos assusta, mas com o tempo dizemos, “Este não foi algo pequeno?”. Então cometemos outro pecado, ainda maior, depois outro, e assim vai até assumirmos a falsa presunção: “Não cometemos realmente um pecado. Tropeçamos sim, mas em termos gerais estivemos bem. Acabamos proferindo uma palavra que não devíamos, mas na maior parte da conversa, ela foi consistente.”Com isso nós minimizamos o pecado, lançamos uma capa sobre ele.

Cristãos, muito cuidado com o mais leve pensamento pecaminoso. Muito cuidado para que você não caia de pouco em pouco. Pecado é algo pequeno? Não seria um veneno? Quem conhece seus limites? Pecado é algo pequeno? Não sabe que um pequeno coral constrói uma rocha que pode destruir o casco de uma embarcação? Que com pequenas machadadas grandes carvalhos podem ir ao chão? Que a água batendo nas rochas repedidas vezes pode desgastá-las? Pecado é algo pequeno? Foi o pecado que envolveu a cabeça de nosso Redentor na cruz e penetrou seu coração! Ele o fez sofrer angústia, amargura e dor. Se você pudesse pesar o menor pecado na escala da eternidade, você correria dele como correria de uma serpente. Entenda todo pecado como aquilo que crucificou o nosso Salvador e você o verá como “excessivamente maligno”.


Luciano Ferrari

Nenhum comentário: