Pesquisar no Símbolo do Peixe

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os Muros da Infâmia

Hermes Fernandes



Esta semana comemorou-se vinte anos da derrubada do infame Muro de Berlim.

Aquele muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: os países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e os países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

Alemanha finalmente se reunificou, depois de 28 anos de separação.

Enquanto isso, ao sul da linha do Equador, muros são construídos para isolar comunidades carentes (favelas), sob o pretexto de coibir seu avanço. Interessante que o mesmo prefeito que hoje promove a edificação dessa vergonha, manifestara-se contrário a isso quando outra administração quis empreendê-la.

Já que não dá pra remover os moradores dessas áreas, a saída encontrada pelas autoridades cariocas foi isolá-los, tentar escondê-los do olhar curioso dos turistas, principalmente agora que a cidade foi eleita para sediar as Olimpíadas de 2016.

Quão atrasados estamos na história! Mais que a África que conseguiu exterminar o regime Apartheid, que segregava os negros.

Muros não são feitos de pedras e tijolos, mas de desamor e preconceito.

Há também os muros religiosos que mantém os crentes numa espécie de fosso cultural, proibidos de manterem contacto com 'os do mundo'. A indústria gospel é um subproduto desta mentalidade de gueto.

Na visão recebida pelo profeta Zacarias, a Jerusalém Futura, símbolo da igreja de Cristo, seria"habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão de homens e animais que nela haverá" (Zc.2:4). Pra quê muros, cercas, se o próprio Deus Se compromete: "Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória" (v.5)?

Não sobra lugar pra qualquer tipo de alienação. A igreja, protótipo da civilização do Reino, deve estar sempre acessível, com suas portas constantemente abertas para receber "as riquezas das nações" (Is.60:11), que nada mais são do que a diversidade étnica e cultural que povoa nosso planeta.

Compete à igreja oferecer à sociedade um parâmetro, uma referência de ambiente onde os diferentes vivam harmoniosamente.

O Evangelho se propõe anunciar ao mundo que Cristo "é a nossa paz", e que "de ambos os povos fez um, destruindo a parede de separação, a barreira de inimizade que estava no meio"(Ef.3:14).

Tal obra efetuada na cruz deve repercutir não apenas em nossa relação com Deus, como também em todos os espectros dos relacionamentos humanos.

Portanto, abaixo todos os muros! Viva a liberdade que nos foi conquistada por Cristo Jesus!


* Quem quiser saber mais sobre os muros que a prefeitura do Rio está construindo ao redor das favelas, visite este link.

* Pra saber sobre o muro que os Estados Unidos construiu em sua fronteira com o México, clique aqui.

* E para conhecer o muro que Israel está construindo na fronteira com a Cisjordânia, clique aqui.

Nenhum comentário: