Pesquisar no Símbolo do Peixe

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O preparo de Davi para o Trono

Texto Base I Sm 16:1 – 19:10
Prof Antonio Marcos - EBD 07-Jun-2009

Depois do governo patético de Saul, Deus começa a preparar um sucessor (em paralelo) e não somente depois que ele morre.
Leitura I Sm 16:1-7.
Saul é rejeitado e Davi é escolhido. Deus olha pra família de Jesse e avisa Samuel que o sucessor vem dessa família. Agora eu pergunto, Saul foi ou não escolhido por Deus? E Davi? Resposta: Deus escolheu ambos. Deus disse a Saul: "Eu vou te rejeitar".

ISm 10:10 /ISm 16:13 – Confirmação que o espírito de Deus se apossou dele (de Saul) e ele profetizou no meio deles. E o outro texto acerca de Davi, que o espírito de Deus se apoderou dele também. Ambos foram ungidos por Samuel. Condição de outorgar o poder tanto para um quanto para outro. Jesus disse: "Eu vou para o Pai", caso contrário o espírito de Deus não viria sobre nós. Jesus abriu esse caminho (do Espírito). Naquele tempo o espírito de Deus se manifestava em alguns casos especiais. Hoje não. Conclusao da introdução: Ambos foram ungidos por Samuel, ambos estavam cheios do espírito de Deus. Mas então surge outra pergunta: "Por que Deus confunde nossa mente dizendo que iria rejeitar Saul? E colocar Davi em seu lugar? Qual foi o fator determinante para que isso acontecesse?"

Eduardo respondeu corretamente: "desobediência" e seu coração não estava disposto a se arrepender. Saul abusava um pouco de sua autoridade.
Marquinhos – obediência é a palavra-chave. Davi sempre chegava diante de Deus e perguntava – Eu devo fazer isso? Consultava bastante a Deus. E Saul, consultou uma necromante para consultar a respeito de Samuel. Enquanto Davi sempre perguntava, devo guerrear? Devo fazer isso? Deus disse para Saul que seu reino não subsistiria por causa de seus atos.

ISm 15:11 – "Eu me arrependo de ter posto Saul como rei. Tu rejeitaste a palavra do Senhor e também o Senhor te rejeitará. Porque dos filhos de Jessé Deus tem-lhe provido um rei."

Obediencia a Deus é melhor do que oferecer sacrifícios.

Quando o espírito de Deus sai de Saul o que acontece com Saul? Uma casa que não está ocupada, vem o ladrão e ocupa. E quando o espírito não estava presente, quem está presente? O Espirito maligno! Todas as vezes, foram chamar Davi que ele estava no palácio. Quando Davi tocava sua harpa, o espírito maligno saia. Quando Davi peca, adultera, seu romance com Batseba, após seu arrependimento, ele disse: não retire de mim teu santo espírito . Em Davi não há a mesma atitude de Saul. Ele se arrepende e diz, torna a me dar um espírito voluntario. Conseguem comparar a diferença de atitude entre Saul e Davi?

Juninho - a respeito da consulta de Saul à necromante – as vezes nós buscamos conselhos de ímpios, e não a Deus. Pessoas que não são de Deus para pedir orientação.

Marquinhos. Sl 119 – Lampada para os meus pés é a tua palavra. E quem não fica perdido? Faço isso ou não faço? Namoro ou não namoro? Caso ou não caso, compro esse sapato ou não? Por mais que as vezes achamos isso sem sentido, mas a palavra de Deus vem. É essa orientação que precisamos. Nos também damos prova do nosso amor a Deus através de nossa obediência. Essa é a melhor prova que podemos dar. E não vemos essas atitudes na vida de Saul.

Eduardo – o que levou a mãe de Paulo colocar o nome do filho dela de Saul? O nome original do apóstolo Paulo é Saul, não é Saulo. O acréscimo do "o" não tem sentido se confrontarmos com os originais.

Cido – Deus não age como queremos... Deus rejeita pela desobediencia, mas a escolha de Davi. Não diz que Davi é obediente a Deus. Será que Deus sabia que Davi não iria pisar na bola como Saul?

Davi estava numa caverna, e Saul estava lá também, e os soldados dizem a Davi... essa é a chance, acabe com ele. Davi checa perto dele e apenas corta parte de seu manto. E aí depois os dois se encontram e Davi diz que se ele quisesse matá-lo ele poderia. Saul começa a chorar arrependido. Mas logo depois Saul tenta tirar a vida do próprio Davi. São várias falhas, pisadas na bola de Saul como podemos ver.

Deus fala para Samuel – não atentes para a aparência. Um jovenzinho, pastoreando e Deus mostra a Saul. Que vai ser um homem segundo coração de Deus. Para ser o rei sobre o povo de Deus. Davi era o embaixador de Deus aqui na terra. E nós? Talvez não sejamos um rei, um deputado, etc. Os grandes lideres do povo de Deus surgem desa forma. Deus pode nos tornar coisas maiores. Davi aprendeu muito com essa questão do pastoreio. Foi ele quem escreveu Salmos 23. Davi olhava para suas ovelhas e via que Deus estava fazendo com ele do mesmo jeito. Quando tinha situações, animais ferozes e que ele protegia as ovelhas, Davi conseguia entender que Deus agia da mesma forma com os seus. Ele entendeu muito bem essa questão do que é ser um pastor. Samuel deve ter visto ali, dos ombros para cima, Saul se destacava. E ele achava que Eliabe seria escolhido, por sua estatura. Deus quebra nossas estruturas, nós enxergamos de forma limitada. Deus quer que enxerguemos além do muro. A palavra de Deus nos faz "viajar". A gente viaja mesmo. Faz a gente entrar numa outra situação. Deus faz com que sejamos grandes em sua presença. Conheço um cara que foi para o 3º. céu. Enxergar com fé as coisas quando elas ainda não existem. Davi chega a Goliaas e diz, você vem a mim com espada, escudo, mas eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos. O que Davi tinha na mão? Poucos recursos, sua funda. Mas ele não olhou para aquilo como um instrumento de caça, mas o que Deus tinha lhe proporcionado. Se ele recuasse ali, se não enfrentase Golias, como ele iria dar sequencia ao seu reinado? Ele se prontifica, porque quando minhas ovelhas estão em perigo, eu vou lá e brigo com o urso e as deixo sossegada. Coragem que nós muitas vezes precisamos ter também. Na carta de Paulo aos Hebreus encontramos que o justo viverá pela fé. E se ele se recuar, minha alma não tem prazer, diz Deus. Fé que temos em nosso Deus vivo. Gilberto Gil canta uma música que diz "vivemos uma fé que não sabemos em que". Mas nós sabemos, e é ela que faz matarmos nossos gigantes de cada dia. Faculdade, chefe, desafios, pequenos, grandes, altos, baixos de todas as formas. Mas vemos em Deus condições de vencer tudo issso.

O autor da revista nos lembra que Deus não se atentou a aparência externa, estatus, posição. Deus baseou-se na sua sensibilidade espiritual. E na disposição para trabalhar com fidelidade. Fará toda minha vontade (Atos). Deus precisa de homens e mulheres, alguém que se coloque na brecha, mas o que Ele está vendo em mim? Aquele que intercede? Tenho enfrentado os problemas com uma fé na mão e não uma funda? Temos perguntado a Deus se devemos cumprir, se devemos fazer, olhado para os problemas e entendido que Deus é maior que tudo isso? Devo atacar, fazer isso, aquilo? O recado de Deus é: busque a palavra de Deus, Obedecer é melhor que sacrificar, melhor do que ritos. As vezea a gente absorve esses ritos, vou a EBD de manha, cultos na semana, tudo isso são ritos... Mas se a essência da palavra de Deus não fizer sentido, de nada adianta. O temor a Deus é o principio da obediência (provérbios).
Ivone – o maior diferencial é que houve autoridade de Deus. Saul foi ungido, mas foi desconsiderado porque não observou a palavra de Deus. Davi dizia que foi bom ter sido afligido para ele aprendesse a sua lei. Nos altos e baixo, aprendeu, diferente de Saul. Diante das dificuldadea que Samuel apresentava a Saul ele pedia a Samuel ficar ao seu lado para dar credibilidade ao povo ao que ele dizia, para ter apoio...

Marquinhos - Eu escondi tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Temos muito que aprender ainda, sendo lapidado a cada dia. A palavra de Dues diz que somos reis, reinaremos, somos filhos do rei. Reinamos juntos. Temos que exercer essa função, devemos ser líderes, na escola, em casa, orientando . Estamos estudando discipulado às terças-feiras. Somos o sal da terra e a luz do mundo. Este mundo cada vez mais escuro e sem gosto. Nossa função é dar um pouco de sabor e iluminar esse mundo. Só não percebe quem não quer. Coisas terríveis a cada dia estão acontecendo.

Nenhum comentário: