Por - John Owen ( 1616-1683 )
Estejamos absolutamente certos de que essa glória de Cristo em Suas naturezas divina e humana é o melhor, o mais nobre e o mais útil objeto em que podemos pensar. O apóstolo Paulo afirma que todas as outras coisas são apenas perda e quando comparadas com ela, como estéreo (Filipenses 3:8-10). As Escrituras falam da estultícia das pessoas em gastar "...o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do seu trabalho naquilo que não pode satisfazer" (Isaías 55:2). Eles fixam seus pensamentos em seus prazeres pecaminosos, e se recusam de olhar para a glória de Cristo. Alguns chegam a ter pensamentos mais elevados sobre as obras da criação de Deus e de Sua providência, mas não há glória nessas coisas que se possa comparar com a glória das duas naturezas de Cristo. No Salmo oito, Davi está meditando na grandeza das obras de Deus.
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Isto o faz pensar na
pobre e fraca natureza do homem, que parece como nada se comparada àquelas
glórias. Então ele começa a admirar a sabedoria, amor e bondade de Deus por
exaltar acima de todas as obras da criação a nossa natureza humana que estava
em Jesus Cristo. O autor sagrado explica isto em Hebreus 2:5-6.
Como são agradáveis e
desejáveis as coisas deste mundo — esposa, filhos, amigos, posses, poder e
honra! Mas a pessoa que tem todas estas coisas e também o conhecimento da
glória de Cristo dirá: "A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não
há quem eu deseje além de ti" (Salmo 73:25) pois "Quem no céu se pode
igualar ao Senhor? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos dos
poderosos?" (Salmo 89:6). Apenas uma olhada na gloriosa beleza de Cristo é
suficiente para vencer e capturar os nossos corações. Se não estamos olhando
com freqüência para Ele, refletindo sobre a Sua glória, é porque as nossas
mentes estão muito cheias de pensamentos terrenos. Desta forma, não estamos nos
apossando da promessa de que nossos olhos verão o Rei em Sua beleza.
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Uma das atividades da
fé consiste em examinar as Escrituras, porque elas declaram a verdade sobre
Cristo (veja João 5:39). Vamos ver a glória de Cristo nas Escrituras de três
modos:
i. Por meio de descrições diretas de Sua encarnação e Seu caráter como Deus-homem. Gênesis 3:15; Salmos 2:7-9; 45:2-6; 78:17-18 e 110:1-7; Isaías 6:1-4; 9:6; Zacarias 3:8; João 1:1-3; Filipenses 2:6-8; Hebreus 1:1-3; 2:4-16; Apocalipse 1:17-18.ii. Mediante numerosas profecias, promessas e outras expressões que nos levam a considerar Sua glória.
iii. Pelos exemplos de adoração divina que Deus instituiu no Velho Testamento e pelo testemunho direto dado a Ele do céu no Novo Testamento.
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Isaías disse: "Eu vi ao Senhor
assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo"
(Isaías 6:1). Esta visão de Cristo foi tão gloriosa que os serafins (criaturas
celestiais que assistem nos céus) tiveram que cobrir as suas faces. Contudo,
maior ainda foi a glória revelada abertamente nos dias apostólicos! Pedro nos
diz que ele e os outros apóstolos foram testemunhas oculares da majestade do
Senhor Jesus Cristo.
"Porque não vos
fizemos saber a virtude e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, segundo fábulas
artificialmente compostas: mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele
recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida
a seguinte voz: Este é o meu filho amado, em quem me tenho comprazido" (II
Pedro 1:16-17). Deveríamos ser como o que procura por todo tipo de pérolas.
Quando ele encontra uma de grande preço, vende tudo o que possui para que possa
adquiri-la. (Mateus 13:45-46). Cada verdade das Sagradas Escrituras é uma
pérola que nos enriquece espiritualmente, mas quando nos deparamos com a glória
de Cristo encontramos tanta alegria que nunca mais desejaremos dispor dessa
pérola de grande valor.
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O glorioso da Bíblia é
que agora ela é a única forma tangível de nos ensinar sobre a glória de Cristo.
3. Devemos meditar freqüentemente sobre o conhecimento da glória de Cristo que
obtemos da Bíblia. As nossas mentes devem ser espirituais e santas e libertas
de todos os cuidados e afeições terrenos. A pessoa que não medita agora com
prazer na glória de Cristo nas Escrituras, não terá nenhum desejo de ver aquela
glória nos céus. Que tipo de fé e amor têm as pessoas que acham tempo para
meditar sobre muitas outras coisas, mas não têm tempo para meditar neste
assunto glorioso?
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Os nossos pensamentos
devem se voltar para Cristo sempre que haja uma oportunidade a qualquer hora do
dia. Se somos verdadeiros crentes e se a Palavra de Deus está em nossos
pensamentos, Cristo está perto de nós (Romanos 10:8). Nós O encontraremos
pronto para falar conosco e manter comunhão. Ele diz: "Eis que estou à
porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua
casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20). E verdade que há
momentos em que Ele Se retira de nós e não podemos ouvir a Sua voz.
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E quando isso acontece,
não podemos ficar contentes. Devemos ser como a noiva no Cântico de Salomão
3:1-4: "De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma:
busquei-o, e não o achei. Levantar-me-ei, pois e rodearei a cidade; pelas ruas
e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o
achei. Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu perguntei-lhes:
vistes aquele a quem ama a minha alma? Apartando-me eu um pouco deles, logo
achei aquele a quem ama a minha alma: detive-o, até que o introduzi em casa de
minha mãe, na câmara daquela que me gerou"..
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A experiência da vida
espiritual de um cristão é forte em proporção aos seus pensamentos sobre Cristo
que nele habita e seu deleite nEle (Gaiatas 2:20). Se tivermos deixado Cristo
ausente de nossas mentes por muito tempo, devemos nos censurar por isso..
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Todos os nossos
pensamentos sobre Cristo e Sua glória devem ser acompanhados de admiração,
adoração e ações de graças. Somos convidados a amar o Senhor com toda a nossa
alma, mente e força (Marcos 12:30). Se somos verdadeiros crentes, a graça de
Cristo opera em nossas mentes e almas renovadas e nos ajuda a fazer isso. Na
vinda de Cristo como juiz no último dia, os crentes ficarão cheios de um
tremendo sentimento de admiração por Sua gloriosa aparência — "...quando
vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele
dia em todos os que crêem" (II Tessalonicenses 1:10). Essa admiração se
transformará em adoração e ações de graças; um exemplo disso é dado em
Apocalipse 5:9-13, onde toda a Igreja dos redimidos canta um novo cântico.
"E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de
abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus
homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e
sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
E olhei, e ouvi a voz
de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número
deles milhares de milhares e milhões de milhões, que com grande voz diziam:
Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria,
e força, e honra, e glória e ações de graças. E ouvi a toda criatura que está
no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas
que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam
dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre".
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Há algumas pessoas que
têm esperança de ser salvos por Cristo e de ver a Sua glória num outro mundo,
porém não estão interessados em meditar, pela fé naquela glória neste mundo.
Elas são semelhantes a Marta, que estava preocupada com muitas coisas e não com
Maria, que escolheu a melhor parte, sentando-se aos pés de Cristo (Lucas
10:38-42). Que tais pessoas tomem muito cuidado para que não negligenciem nem
desprezem o que deveriam fazer.
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Alguns dizem que têm o
desejo de contemplar a glória de Cristo pela fé, mas quando começam a
considerar essa glória, eles acham que é coisa muito elevada e difícil. Eles
ficam maravilhados, à semelhança dos discípulos no Monte da Transfiguração.
Admito que a fraqueza de nossas mentes e a nossa falta de habilidade para
entender bem a eterna glória de Cristo nos impede de manter os nossos
pensamentos numa meditação firme e constante por muito tempo. Aqueles que não
têm a prática e habilidade de uma santa meditação em geral não terão a
capacidade de meditar neste mistério em particular. Mas, mesmo assim, quando a
fé não consegue mais manter abertos os olhos do nosso entendimento para
refletir sobre o Sol da Justiça brilhando em Sua beleza, pelo menos, pela fé
ainda podemos descansar em santa admiração e amor.
Fonte: [ O Calvinismo ]
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