Pesquisar no Símbolo do Peixe

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Existe alguma descoberta de semelhanças com pessoas descritas na Bíblia?


Muitas das pessoas mencionadas na Bíblia tiveram existência confirmada por fontes externas. No caso da família real, muitas vezes foram detectadas semelhanças com indivíduos específicos. Mais de 50 pessoas descritas no Velho Testamento são conhecidas também fora da Bíblia e existem semelhanças com 12 destas. Existem 27 pessoas descritas no Novo Testamento conhecidas por outras fontes, com 6 semelhanças comprovadas (quatro destas foram imperadores romanos).

Baseado no conhecimento atual da cronologia bíblica e também egípcia, o melhor candidato para o faraó do livro de Êxodo é Tutmós III, que reinou entre 1504-1450 A.C. Existem diversos registros sobre seu reinado, assim como esta escultura (veja foto) do faraó.

Semelhanças também foram identificadas para os seguintes personagens bíblicos:

Sisaque, o rei egípcio que saqueou o Templo durante o reinado de Roboão ( 1 Reis 14:25-26 ).

Jeú, rei de Israel, que tomou o poder por meio de uma estratégia sangrenta; a única semelhança existente de um rei de Israel ou Judá ( 2 Reis 9:1-10:36 ).

Hazael, rei da Síria, inimigo de Israel (1 Reis 19:15, 17 ; 2 Reis 8:7-15 , 28-29 ; 9:14-15 ; 10:32-33 ; 12:17-18 ; 13:3 , 22, 24,25 ; Amós 1:4 ).

Tiglate-Pileser III, rei da Assíria, que invadiu Israel (2 Reis 18:19 , 29 ; 16:7, 10 ; 1 Crônicas 5:6 , 26 ; 2 Crônicas 28:20 ).

Sargão II, rei da Assíria, que derrotou Asdode e completou o cerco de Samaria, levando os israelitas ao cativeiro ( Isaías 20:1 ).

Senaqueribe, rei da Assíria, que atacou Judá mas não conseguiu capturar Jerusalém ( 2 Reis 18:13-19:37 ).

Tiraca, rei da Etiópia, que se opôs a Senaqueribe ( 2 Reis 19:9 ).

Esar-Hadon, rei da Assíria, que sucedeu a seu pai Senaqueribe ( 2 Reis 19:37 ).

Merodaque-Baladã, rei da Babilônia, a cujos mensageiros Ezequias mostrou o tesouro real, para a indignação de Isaías ( 2 Reis 20:12-19 ).

Xerxes I, rei da Pérsia, que tornou Ester sua rainha ( Ester ; Esdras 4:6 ).

Dario I, rei da Pérsia, que permitiu a reconstrução do Templo de Jerusalém aos que retornaram do exílio ( Esdras 4:24-6:15 ; Ageu 1:1 , 15 ). Veja também: Os arqueologistas conseguiram encontrar a tumba de Dario? [resposta]

Augustus, imperador romano, 27 A.C.-A.D. 14, quando Jesus nasceu ( Lucas 2:1 ).

Tibério, imperador romano, A.D. 14-37, durante a idade adulta de Jesus e sua crucificação (Mateus 22:17 , 21 ; Marcos 12:14-17 ; Lucas 3:1 ; 20:22-25 ; 23:2 ; João 19:12,15 ).

Cláudio, imperador romano, A.D. 41-54, que ordenou aos judeus saírem de Roma (Atos 11:28 ; 17:7 ; 18:2 ).

Herodes Agripa I, governador da Judéia, A.D. 37-44, que perseguiu a igreja primitiva (Atos 12:1-23 ; 23:35 ).

Aretas IV, rei dos Nabotes, 9 A.C.-A.D. 40, cujo governador em Damasco tentou prender Paulo ( 2 Coríntios 11:32 ).

Nero (descrito como César no Novo Testamento), imperador romano, A.D. 54-68, a quem Paulo apelou (Atos 25:11,12,21 ; 26:32 ; 28:19 ; Filipenses 4:22 ).

Traduzido por Daniel Ho
Autor: Bryant Wood da Associates for Biblical Research

www.ChristianAnswers.Net/portuguese
Christian Answers Network
PO Box 200
Gilbert AZ 85299 EUA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ainda tomaremos um café

Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golf.
Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e, imediatamente, todos disseram que sim.
O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e a esvaziou dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e a esvaziou dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre pote umedecendo a areia. Os estudantes riam da situação, quando o professor falou:
"Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de golf são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc. A areia representa todas as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golf e para as de gude.

O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastarmos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nele, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito..... Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar. O resto é apenas areia."

Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.

O professor respondeu: " que bom que me fizestes esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo."

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Respirando O Ar Puro Da Confiança

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1).

Duas meninas pequenas estavam conversando e uma delas disse à outra que tinha 2 reais em dinheiro. A outra menina olhou para sua mão e só viu uma moeda de 1 real. Disse ela: "Você
só tem 1 real". A primeira menina respondeu: "Eu tenho 1 real e meu pai me disse que daria outra moeda de 1 real hoje à noite. Então, eu tenho 2 reais". Ela entendeu que a promessa de seu pai valia como se já tivesse as moedas.
Até que ponto temos realmente confiado nas promessas de nosso Pai celestial? Nós as temos como recebidas ou continuamos duvidando até que elas se tornem realidade? A nossa fé está firmada na certeza daquilo que não podemos ainda ver ou depende de seu cumprimento na íntegra?
A grande bênção na vida dos filhos de Deus e o motivo de sua verdadeira alegria consiste em caminhar com determinação em direção aos seus objetivos com a certeza antecipada da vitória. Conhecemos o nosso Pai, acreditamos totalmente nEle e, por isso, vivemos em plenitude de gozo e felicidade.
Se Deus me prometeu amar, proteger, dirigir pelos caminhos vitoriosos, eu começo a caminhada já sabendo que tudo isso acontecerá. A paz reinará em meu coração e estarei estimulado em todas as situações.
Quão agradável é poder descansar nas promessas do Senhor. As dúvidas são abandonadas e as aflições desmascaradas. A inquietação deixa de nos sufocar e respiramos o ar puro da confiança em Deus. A vida se torna mais bela e nós a vivemos com abundância.

Você crê nas promessas de seu Pai? Então descanse e aguarde. Elas serão cumpridas no devido tempo.

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
tprobert@terra.com.br
Ministério Para Refletir - 12 anos de vitórias!
www.ministeriopararefletir.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Programação da Semana

Olá Galera,

Esta semana estamos cheios de oportunidades para adorar ano nosso Deus, para dobrarmos nossos joelhos e agradecer a Deus por tudo que nos tem feito.

Hoje, Segunda de Louvor Demiboa na Central de Osasco (www.batistacentralosasco.com.br); hj às 20hrs!!! . Vc já q já foi e vc q ñ foi... ñ podem perder!!! Avise aos demais, convide os amigos! Vamos todos louvar ao nosso Deus e nos confraternizar.

Participação do Min. Te Alcançarei, da IB Cotia, e do pastor Fábio Furtado da IB Munhoz Jr.
E se ligue ai: O Instituto este ano será nos dias 29, 30 e 31. Não marque nada: Sua presença é fundamental! Folder do instituto anexo. Nos ajude na divulgação mandando tb para seus amigos e toda a galera de sua igreja.

O Cidinho mandou um recado pra galera:

Ae galera, conforme já havia informado aqui, estamos nos reunindo durante a semana para buscar ao Senhor. Segunda (hoje) estaremos na casa do Cristiano, quarta teremos culto na igreja ( vamos comparecer, teremos a galera do louvor tbm), na quinta teremos o retorno do pequeno grupo (provavelmente na casa do Juninho) e na sexta teremos um culto na casa da Amanda (ela já foi na igreja alumas vezes e pediu para que fízessemos a reunião na casa dela).Todos, sem excessão estão convidados e convidem amigos, principalmente que ainda não conheçam ao Senhor.Quem tiver algum pedido de oração e não puder comparecer manda aí.

A mensagem do culto deste domingo foi muito clara: "quando agimos colhemos os frutos do nosso trabalho, quando oramos colhemos os frutos do trabalho de Deus". Aí ninguém segura muleke...Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Instituto e Segundona


Fala Pessoal!!!

É na próxima segunda (12), hein! Nosso primeiro encontro do ano. Não perca!
Na Igreja Batista Central de Osasco (http://www.batistacentralosasco.com.br/), às 20hrs.

E se preparem para nosso Instituto de Verão deste ano (segue flyer anexo).
Aproveite de encaminhe para seus amigos e para a galera da sua igreja.

Aguardamos todos para juntos nos confraternizarmos e louvarmos ao nosso Deus!

q Ele os abençoe grandemente e até segunda!!!

Diretoria Demiboa!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Já foi encontrado o local de sepultamento de algum personagem da Bíblia?

Por toda a extensão do território bíblico existem diversas tumbas “tradicionalmente” atribuídas a vários personagens bíblicos, às vezes muitas para um único indivíduo! Em diversos casos, não há evidência histórica ou arqueológica para validar a identificação. No entanto, existem pelo menos sete ocasiões onde há fortes, senão conclusivas, evidências sobre a localização do local de sepultamento de uma pessoa, ou pessoas, descritas na Bíblia.

Jesus

Na atual Jerusalém existem dois locais declarados como a tumba de Jesus: a Igreja do Santo Sepulcro e a Tumba do Jardim. Esta última foi identificada como a tumba de Jesus apenas no final do século XIX e carece de credibilidade histórica. Uma longa tradição, datada do primeiro século, atribui a tumba de Jesus ao local da Igreja do Santo Sepulcro na Antiga Cidade de Jerusalém. No século IV Constantino localizou o local da tumba abaixo de um templo romano do século II e construiu a igreja sobre o local. Esta igreja foi repetidamente restaurada e mantida pelos séculos desde então e é compartilhada por seis credos: Católico Romano, Ortodoxo Grego, Armênios, Sírios, Coptas e Etíopes.

Caifás o Sumo Sacerdote

Caifás foi o sumo sacerdote por 18 anos, A.D. 18-36. Aparentemente, obteve esta posição através do casamento com a filha de Anás, chefe de um poderoso clã de sumo-sacerdotes ( João 18:13 ). Caifás é considerado vil por ter sido o líder na conspiração que culminou na crucificação de Jesus. Em uma reunião de líderes religiosos, Caifás declarou que "vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda" ( João 11:50 ). Ele se referia à possível intervenção de autoridades romanas caso os ensinamentos de Jesus gerassem uma insurreição. Suas palavras foram proféticas no sentido em que Jesus morreu pelas pessoas, por todas elas do mundo, como sacrifício de expiação dos pecados.
Após ter sido preso, Jesus foi levado à casa de Caifás e ali detido pela noite. Os guardas zombavam dele e feriam-no ( Lucas 22:63-65 ). Na manhã seguinte Ele foi interrogado e novamente agredido. Caifás lhe perguntou "És tu o Cristo (Messias), o Filho do Deus bendito?" "Eu sou", Jesus respondeu ( Marcos 14:61-62 ). Caifás então entregou Jesus a Pilatos para ser julgado.

Após a crucificação de Jesus, Caifás continuou a perseguir a igreja primitiva, levando os apóstolos a líderes religiosos e dizendo-lhes: "Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem (Jesus)." Pedro e os outros apóstolos responderam: "Importa antes obedecer a Deus que aos homens" ( Atos 5:28-29 ).

A tumba da família de Caifás foi acidentalmente descoberta por operários que construíam uma estrada em um parque ao sul da Antiga Jerusalém. Os arqueologistas foram então ao local em regime de urgência e encontraram 12 ossuários (caixas para ossos feitas de calcáreo) ao examinar o local contendo os restos mortais de 63 indivíduos. O ossuário mais ornamentado tinha a inscrição de nome "José filho de (ou da família de) Caifás." Este era o nome completo do sumo sacerdote que prendeu Jesus, documentado como Josephus (Antiguidades 18: 2, 2; 4, 3). No seu interior existiam os restos de um homem de 60 anos, que quase certamente pertenciam ao mesmo Caifás do Novo Testamento. Este memorável achado provê, pela primeira vez, os restos físicos de um indivíduo descrito na Bíblia.

César Augusto

Um grande político e administrador, Augusto reinou sobre o Império Romano de 27 A.C. a A.D. 14. Foi justamente Augusto que decretou o censo que levou José e Maria a Belém, onde Jesus nasceu ( Lucas 2:1-7 ). Augusto construiu para si mesmo um grande mausoléu em Roma, nas margens orientais do Rio Tibre, um quarto de milha a noroeste do Fórum Romano. Os restos mortais estão atualmente localizados no centro do Piazza Augusto Imperatore. O mausoléu possuía 285 pés de diâmetro e 143 pés de altura e tinha uma estátua do imperador em seu topo. Suas cinzas estavam em uma urna ao centro, enquanto as cinzas dos membros da dinastia foram colocadas em urnas em um corredor que circundava o salão. Embora algumas urnas tenham sido encontradas por excavações, as cinzas já haviam desaparecido há muito tempo.


Tumba dos Patriarcas

A Bíblia relata que Sara, Abraão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó foram enterrados em Hebrom, numa caverna denominada a Cova de Macpela, adquirida por Abraão ( Gênesis 23 ). Segundo a tradição, esta caverna está localizada abaixo de Haram el-Khalil ("recinto sagrado do amigo do Deus Único Misericordioso") em Hebrom, e é atualmente uma mesquita muçulmana. Algumas referências datadas do período Helênico (segundo século D.C) atestam que este é o local autêntico de sepultamento dos Patriarcas. A caverna foi explorada pelos Cânons Agostinianos em 1119, sendo declarada a descoberta dos ossos dos Patriarcas nesta data.


Tumbas de Davi e Salomão

Por todo o período dos reinados, os reis de Judá foram enterrados na cidade de Davi. Na divisa sul da Cidade de Davi, ao sul da Antiga Cidade de Jerusalém, existem duas tumbas monumentais compostas de túneis que estudiosos acreditam ser as tumbas de Davi e Salomão. Infelizmente, estas tumbas foram danificadas por guerras posteriores de modo que nenhuma inscrição que poderia identificá-las permaneceu. Na mesma área existem diversas tumbas da Idade do Ferro, possivelmente pertencentes a outros reis de Judá.
O sepultamento de Uzias foi uma exceção aos costumes da época. Considerando que ele foi um leproso, não foi sepultado com os outros reis, mas " no campo de sepultura que era dos reis; pois disseram: ele é leproso" ( 2 Crônicas 26:23 ). Surpreendentemente, uma inscrição foi encontrada no Monte das Oliveiras em 1931, datada do primeiro século D.C que diz: "Aqui foram trazidos os ossos de Uzias, rei de Judá – não abra." Evidentemente, devido à sua lepra, os ossos de Uzias foram removidos do campo que pertencia aos reis e transferido para um local mais distante.

Ciro o Grande
Ciro reinou no Império Persa de 559-530 A.C. Este rei é muito conhecido pela sua captura de Babilônia em 539 A.C. Já no século VIII A.C. Isaías previu esta derrota ( Isaías 45:1-3 ), e complementou dizendo que Ciro iria "libertar os meus cativos" ( Isaías 45:13 ). A libertação dos exilados judeus na Babilônia por Ciro não está documentada na Bíblia ( 2 Crônicas 36:22-23 ; Esdras 1:2-4 ), porém também está implícita no Cilindro de Ciro da mesma época. Este antigo registro relata que "Eu (Ciro) reuni todos os habitantes originais e lhes devolvi suas habitações."

Ciro foi sepultado em uma simples tumba de pedra na periferia de sua capital Pasárgada, no moderno Irã. De acordo com o historiador Estrabo, sua inscrição já deteve os dizeres: "Oh homem, eu sou Ciro, o filho de Cambises, que fundou o Império da Pérsia, e rei da Ásia. Que este monumento não me cause rancores." (Geografia xv.3.7).


Dario I o Grande
Dario I foi rei do Império Persa de 522 a 486 A.C. Este rei concedeu permissão para reiniciar a reconstrução do Templo ( Esdras 6:1-12 ), que foi anteriormente adiada por 10 anos. É de sua propriedade a primeira das três monumentais tumbas esculpidas no rochedo próximo à capital persa Persépolis, no Irã. A inscrição na sua tumba diz:


Rei Dario declara: Oh Rei, quem quer que sejas Tu, que venha a surgir após mim, proteja-se bem das mentiras. Não confie no homem que profere mentiras… Creia nisto e diga sempre a verdade às pessoas. Não o escondas. Se estas palavras não forem escondidas, mas se disser a verdade ao povo, que Ahura Mayda o proteja…

Existem outras três tumbas no local, que acredita-se serem dos reis persas Xerxes (485-465 A.C.), Artaxerxes I (465-424 A.C.) e Dario II (423-405 A.C.). Não há, no entanto, inscrições nestas tumbas que permitiriam ter certeza sobre suas identificações. Xerxes é o Assuero do livro de Ester , o rei que Ester se desposou. Esdras foi um escriba ( Esdras 7:6 ) e Neemias um mordomo ( Neemias 2:1 ) servindo a Artaxerxes I. Este autorizou tanto a Esdras quanto a Neemias a retornarem a Jerusalém: Esdras iria assumir assuntos religiosos e judiciais ( Esdras 7:12-26 ), e Neemias iria reconstruir os muros da cidade ( Neemias 2:1-9 ). Dario II pode ser o Dario mencionado em Neemias 12:22 , porém isto é ainda um pouco duvidoso.

Traduzido por Daniel Ho
Autor: Rick Lanser da Associates for Biblical Research

Copyright © 1998, Eden Communications, Todos os Direitos Reservados - exceto como descrito na seguinte página de "Uso e Copyright" que concede aos usuários da ChristianAnswers.Net os generosos direitos de utilizar esta página em atividades em suas casas, para testemunhos pessoais, em igrejas e escolas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Importância do Novo!

Por Airton Luiz Mendonça
(Artigo do jornal o Estado de São Paulo)

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:
Nosso cérebro é extremamente otimizado.
Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar
conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.
Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa...
São apagados de sua noção de passagem do tempo...
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

Não me entenda mal.

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).
Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar
quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.
Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras...... V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.
E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos.
Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.
Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

E S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorESdi f E rEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVETE.....



V I V A !!

Trem da Vida

Não faz muito tempo li um texto que comparava a vida a uma viagem de trem.
Segundo o autor, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros. Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais.
Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível... mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós, embarquem.
Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão nessa viagem somente tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades gigantescas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o trajeto, atravessemos, com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles... só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar. Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas... porém, jamais, retornos.
Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.
O texto termina falando do grande mistério. Afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Ainda bem que, como cristãos, sabemos que estamos neste mundo apenas de passagem. Nosso mundo não é aqui. Breve chegaremos a estação final. Seremos todos recebidos pelo Deus Eterno e com ele, e com todos os filhos de Deus de todos as épocas, viveremos para sempre um novo tempo. Pense nisso, não desanime nessa jornada. Em breve estaremos no lar.

(Contribuição de Manoel Alves)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Existe confirmação de eventos bíblicos por fontes escritas externas à Bíblia?

O evento bíblico mais documentado é o dilúvio universal descrito em Gênesis 6-9 . Diversos documentos babilônicos foram descobertos e descrevem o mesmo dilúvio.

A Lista de Reis Sumérios (aqui ilustrado), por exemplo, indica que todos os reis reinaram por longos anos. E então veio uma grande inundação, e após este acontecimento, os reis sumérios reinaram por períodos bem menores. Este é o mesmo padrão de acontecimento encontrado na Bíblia. Os homens tinham uma maior longevidade antes do dilúvio e menor após o mesmo. O 11o. tablete do Épico de Gilgamesh descreve uma arca, animais levados até a arca, pássaros sendo soltos durante a grande inundação, a arca repousando sobre uma montanha e um sacrifício oferecido após a arca estar parada.
A estória de Adapa conta sobre um teste de imortalidade envolvendo alimento, similar à estória de Adão e Eva no Jardim do Éden.

Os tabletes de argila sumérios registram a confusão de línguas assim como se observa no histórico bíblico da Torre de Babel ( Gênesis 11:1-9 ). Existiu uma era de ouro onde toda a humanidade falava a mesma língua. As línguas foram então confundidas pelo deus Enki, senhor da sabedoria. Os babilônios têm registros similares onde os deuses destruíram a torre do templo e "dispersaram-nos e tornaram suas línguas estranhas."

Outros exemplos de confirmações extra-bíblicas de eventos bíblicos:


Campanha em Israel do Faraó Sisaque ( 1 Reis 14:25-26 ), registrado nos muros do Templo de Amon em Tebes, Egito.

Revolta de Moabe contra Israel (2 Reis 1:1 ; 3:4-27 ), registrado na Inscrição Mesha.

Queda de Samaria (2 Reis 17:3-6 , 24 ; 18:9-11 ) a Sargão II, rei da Assíria, registrado nos muros de seu palácio real.

Derrota de Asdode por Sargão II ( Isaías 20:1 ), como registrado nos muros de seu palácio real.

Campanha do rei assírio Senaqueribe contra Judá ( 2 Reis 18:13-16 ), como registrado no Prisma Taylor.

Cerco de Laquis por Senaqueribe (2 Reis 18:14 , 17 ), como registrado nos relevos de Laquis.

Assassinato de Senaqueribe por seus próprios filhos ( 2 Reis 19:37 ), como registrado nos anais de seu filho Esar-Hadom.

Queda de Nínive como predito pelos profetas Naum e Sofonias ( 2:13-15 ), registrado no Tablete de Nabopolazar.

Queda de Jerusalém por Nabucodonosor, rei de Babilônia ( 2 Reis 24:10-14 ), como registrado nas Crônicas Babilônicas.

Cativeiro de Joaquim, rei de Judá, em Babilônia ( 2 Reis 24:15-16 ), como registrado nos Registros de Alimentação Babilônicos.

Queda de Babilônia para os medos e os persas ( Daniel 5:30-31 ), como registrado no Cilindro de Ciro.

Libertação dos cativos da Babilônia por Ciro o Grande (Esdras 1:1-4 ; 6:3-4 ), como registrado no Cilindro de Ciro.

A existência de Jesus como registrado por Josephus, Suetonius, Thallus, Plínio o Jovem, o Tálmude e Lucian.

Expulsão de judeus de Roma durante o reinado de Claudius (A.D. 41-54) ( Acts 18:2 ), como registrado por Suetonius.


Traduzido por Daniel Ho
Autor: Bryant Wood da Associates for Biblical Research

Copyright © 1995, 1999, Associates for Biblical Research, Todos os Direitos Reservados - exceto como descrito na seguinte página de "Uso e Copyright" que concede aos usuários da ChristianAnswers.Net os generosos direitos de utilizar esta página em atividades em suas casas, para testemunhos pessoais, em igrejas e escolas.

Vamos Orar por nossos irmãos em Gaza

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."João 16.33

(Carta da Missão Portas abertas à minha esposa Elisângela)

Como você deve estar acompanhando nos noticiários, a situação em Gaza está muito ruim. O que você provavelmente não ouviu falar foi sobre nossos irmãos.
Os cristãos palestinos são considerados estrangeiros por palestinos radicais e israelenses. Por isso, encontram-se com menos opções de receber socorro em meio a esse conflito, que tem deixado muitas baixas, sem previsão de terminar.
A Igreja Batista de Gaza foi atingida pelo bombardeio e muitos cristãos palestinos estão fugindo para a Cisjordânia. Saiba mais sobre a situação desses irmãos.
Os ataques das últimas semanas deixaram mais de 500 morto e 2 mil feridos, e acredita-se que o número de vítimas aumentará. A pequena comunidade cristã em Gaza precisa das suas orações. Veja os pedidos e compartilhe com seus amigos e sua igreja.
Dedique essa semana em oração pelos irmãos palestinos; para que, na força do Senhor Jesus Cristo, tenham bom ânimo e vençam a aflição pela qual passam.

Que Deus abençoe você,

Renata ÉboliMarca e Relacionamento
PS.: Entre os dias 24/12 e 12/01, a sede da Missão Portas Abertas estará fechada para reforma. Em caso de urgência contate-nos pelo e-mail atendimento@portasabertas.org.br.
Obrigado.

1o. Encontro Demiboa 2009

Galera. Próxima segunda-feira tem a 1ª Segunda de Louvor Demiboa de 2009!Vai rolar na Central de Osasco (http://www.batistacentralosasco.com.br/) e vc ñ pode ficar de fora.Teremos o louvor sob o comando dos jovens do Jd. Marieta e mensagem com o Pastor Valdomiro Junior, de Jandira.Aguardamos todos na Central, próxima segunda, às 20h! E não esqueça de marcar na agenda: Instituto de Verão 2009! dias 29, 30 e 31 de Janeiro, no Celc Barueri.
Até segunda!


Diretoria Demiboa

Reunião Oração dos Jovens

Segue um recado do Cido:

"E ae galera, é o seguinte, nós queremos mais de Deus... e vamos buscarEstamos nos reunindo para orar, e clamar por mais do Senhor em nossas vidas. Ontem nos reunimos na casa do Cristiano (não deu pra avisar a todos), e hoje (terça-feira), estaremos nos reunindo na casa da Gleice e do João.Amados, o que mais desejamos com isto é apenas mais de Deus, se é que "apenas" pode ser aplicado aqui. Todos sem excessão estão convidados.Precisamos de mais casas para orar. Quem não puder ir (não puder mesmo) e tiver algum pedido, manda ae.Segunda foi na casa do Cristiano, na terça será João e Gleice, na quarta estaremos no culto, galera vamos lotar a igreja de jovens na quarta (isto é um convite), e na quinta e sexta ainda não temos casa, quem quiser nos convidar manda um email ae. Não é pra se preocupar com comida, vamos nos reunir para orar, portanto os anfitriões não precisam se preocupar com isto.

Deus abencoe."

Cido

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Primeiro Encontro Demiboa 2009

É a data do nosso primeiro encontro do ano!!!

Aguardamos todos na Igreja Batista Central de Osasco, para juntos cultuarmos ao nosso Deus.
Confira como chegar pelo site:
www.batistacentralosasco.com.br

Todos convocados!!! Segunda-feira, dia 12 de Janeiro, às 20h.

Não percam...

Um Feliz Ano Novo a todos!

Diretoria Demiboa

Arrisque-se em 2009 e saia de sua zona de conforto

Se você não está nem um pouco apreensivo, é porque não está indo longe o bastante Para seguir em frente, você deve se colocar na linha. Isso significa ir além da sua confortável rotina. Suas habilidades só fazem aumentar quando você se esforça e se supera. Sua eficiência só é maior quando os desafios obrigam você a ultrapassar seus próprios limites. A insegurança que sentimos ao adentrarmos novos territórios precede o sucesso. Preparação e planejamento são vitais, mas a confiança em si mesmo é essencial. Ainda assim, esses elementos sozinhos não garantem a conquista. Em algum momento você terá de mergulhar. Você nunca estará tão preparado quanto gostaria. Nunca será tão confortável quanto você desejaria que fosse. Mergulhe assim mesmo, assuma o compromisso e empenhe-se ao máximo.Os desafios, quando aceitos com sinceridade de propósitos, trazem a força necessária para você se tornar um verdadeiro campeão.

Marcilio Santos

Acreditar e Agir

Olá Pessoal!

Estou de volta depois de minhas férias!!! Desejo a todos um ótimo 2009 com Jesus!!!

Inicio o ano com um post bem interessante recebido por Manoel Alves

Meus irmãos e amigos, um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem. Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte.
A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho.
Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e
no outro AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e
remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, à outra margem.
Então o barqueiro disse ao viajante:
- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!"

Amigo e irmão em Cristo, mais um ano está começando. Use os dois remos: acredite e aja. Acredite acima de tudo e de qualquer coisa, em Deus. Foi Ele quem cuidou de você no ano que acabou. É Ele quem cuidará de você no ano que começa. "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará".
Seja feliz. Com Jesus!